segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

KRAWCZYK, Nora. In: Balanço e Perspectivas do Ensino Médio no Brasil, 2007.
Magno dos santos Braga*
O Ensino Médio Brasileiro na Atualidade
Percebe-se que o discurso norteador do ensino médio no Brasil é a formação para o mercado de trabalho, ingresso na universidade-faculdade e formação para a cidadania.
Desta forma, temos um discurso demagógico ao extremo defendido, principalmente, pelos nossos políticos e gestores, logo esta modalidade esta longe de formar para o mercado de trabalho, haja vista, na atualidade cada vez menos se precisa de cargos de chefia e esse tem como pré-requisito em suma maioria o ensino superior, e os trabalhos manuais que abrangeria os formandos do ensino médio a cada dia são preenchidos pelas máquinas através das Revoluções Técnico Cientificas (R.T.C).
Dizer que o ensino médio forma para o ingresso para a universidade é uma utopia, logo sabemos que o ensino superior brasileiro não possui vagas o suficiente para a demanda que o solicita e o que temos são testes seletivos rigorosos para os quais os nossos alunos não são preparados de forma convincente. Para a faculdade o principal requisito é o fator econômico esse que deixa a grande parte dos discentes oriundos do ensino médio de lado, porém vale apena ressaltar que programas do governo federal como Programa Universidade para Todos (PROUNI) tenta modificar essa realidade, mas muitos alunos ficam de fora desse mercado que virou a educação.
Se essa modalidade forma para a cidadania não se pode responder com exatidão, pois a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB), nem A Constituição da republica Federativa do Brasil de 1988 deixam claro o que é ser cidadão em nosso país a primeira toma como referência a segunda e essa que Por sua vez é clara quanto à escrita de sua lei e confusa em sua execução, portanto, temos um conceito que mais parece ser fictício para os Brasileiros.
Por fim, temos um ensino médio confuso no que se refere a objetivos e claro apenas em seus resultados insatisfatório, grande maioria, logo só nós resta entrar nessa luta por melhorias para essa modalidade de ensino como parte integrante desse grande processo que é a educação brasileira.
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* Acadêmico do sexto semestre do curso de licenciatura plena em pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá –UEAP.

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